PROJETO MÃE DOMINGAS
- EDUCAÇÃO PELAS ÁGUAS DO RIO SABARÁ
O Projeto Mãe Domingas é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Polis e Mnemosine – FaE/UEMG e do Museu do Ouro/Ibram, realizado em parceria com o Curso de Museologia da UFMG. Conta ainda com a colaboração da pesquisadora Dra. Barbara Bader da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Laval, Québec/Canadá e é financiado pela FAPEMIG através do Edital 01/2018 – Demanda Universal
.
O projeto tem como foco a pesquisa e o desenvolvimento de ações educativas que articulam conhecimentos oriundos da educação ambiental, arte, cultura e história, com a finalidade de sensibilizar os moradores da cidade de Sabará (região metropolitana de BH/MG) para o engajamento individual e coletivo no uso consciente da água e na preservação do rio que dá nome à cidade.
As diversas atividades do projeto têm em comum o protagonismo de um grupo especial de mulheres, antigas lavadeiras que compartilhando saberes, lembranças e práticas culturais nos ajudam a reconstituir a memória de uma Sabará que cresceu às margens de um rio que já não reconhece.
Já foram realizadas roda de memória, oficinas de fotografia ( com Júnia Cardoso e Fred Moreira), palestra sobre plantas, com a professora Graça L. Brandão, trilhas de sensibilização, coleta de entrevistas narrativas, entre outras ações com o intuito de promover a identificação de questões ambientais e sócio-históricas, o fortalecimento de relações de pertencimento, de sociabilidades além de despertar e potencializar o engajamento ecocidadão dos participantes e o reconhecimento do Rio Sabará como patrimônio cultural e natural.
A logo do Projeto Mãe Domingas é uma criação de Fred Moreira
Acompanhe um pouco mais dos bastidores das ações do Projeto Mãe Domingas pelas lentes de pesquisadora e fotógrafa Júnia Cardoso:
No mês de setembro de 2021, foram realizadas as gravações do videodocumentário Mãe Domingas – Educação pelas águas do Rio Sabará.
As protagonistas são as participantes do projeto, um grupo de ex-lavadeiras da cidade, que por meio de suas memórias narram as transformações socioambientais ocorridas no leito do Rio Sabará.
Reconstituição de cenas do ofício de lavar roupas, processos de transmissão de saberes, cantigas e formas de sociabilidade em torno das águas do rio são alguns dos assuntos abordados, garantindo a emoção das cenas que estão por vir.
Este videodocumentário, vinculado ao Projeto Mãe Domingas, é financiado pelo Ibram e tem lançamento previsto para maio de 2022.