LINHAS DE PESQUISA

Cidade, Memória, Patrimônio e Ações Educativas 

Acolhe e desenvolve estudos e pesquisas sobre concepções, práticas, políticas e materiais didático-pedagógico que focam no potencial educativo das cidades, privilegiando relações entre cidade e patrimônio no seu sentido alargado e nas suas dimensões: materiais, imateriais e simbólicas; sociabilidades e sensibilidades.

Privilegia-se a perspectiva teórico -conceitual da História Cultural e Social e da História das cidades num enfoque interdisciplinar. Contempla estudos dos processos educativos sobre essas temáticas e abordagens dentro e fora da escola, sobretudo no âmbito da educação básica e formação docente.  

Grupos de Estudo da Linha:

Grupo de Estudo Memória, Patrimônio, Oralidade e Educação

Coordenação: Dra. Luísa Teixeira de Andrade (UEMG- Unidade Ibirité)

Culturas, Territórios e Processos Educativos 

Processos educativos escolares e não escolares e sua contextualização sociocultural. Centralidade das categorias de cultura e de território para a contextualização social e histórica dos diferentes grupos sociais e biografias com os quais nos deparamos em nossos estudos e pesquisas.

Os/as pesquisadores/as dessa linha de pesquisa têm preferência pelo campo biográfico-narrativo e por uma perspectiva socioantropológica e intercultural, perpassados pelo compromisso ético pluralista.

Educação Museal  

Acolhe e desenvolve estudos e pesquisas sobre: concepções e políticas que orientam as práticas educativas museais: a mediação cultural e educativa entre sujeitos/grupos sociais e os objetos e cenários, os materiais didáticos pedagógicos e artefatos culturais destinados a museus. 

Privilegia os conceitos memória, patrimônio e poder, representações e imaginário social, na perspectiva da educação para a diversidade  étnico-racial e das sensibilidades. Realiza pesquisas que produzam dados e análises a respeito de mediações realizadas em salas de aula, museus e outros lugares de memória. 

Ações Coletivas e Educação Permanente

Compreende os aspectos socioculturais que constantemente têm modificado as relações sociais, escolares e não escolares, bem como propõe ações coletivas que ofereçam oportunidades de educação permanente.

Nesse cenário, o objetivo da Linha é o de se constituir como um espaço coletivo e interdisciplinar de interação, diálogo e compartilhamento, tendo a pesquisa como princípio educativo.