FESTA, PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO: Uma etnografia dos tapeceiros do Corpus Christi
Frederico Luiz Moreira
A dissertação teve como objeto de pesquisa a análise de processos educativos imersos nos saberes e fazeres da feitura dos tapetes de serragens que ornamentam a via da procissão da festa de Corpus Christi. Um trecho da Rua Dom Pedro II, em diálogo com um segmento comercial, ao final da Rua Comendador Viana, em Sabará/MG, foram os locais privilegiados para a realização da pesquisa, onde possibilidades educativas fizeram-se presentes nas relações intergeracionais, nos gestos e em diferentes composições e desenhos que delineiam, com cores, a perpetuação – sempre renovada – dessa prática cultural e religiosa.
A investigação partiu da hipótese de que as relações de sociabilidade estabelecidas entre os moradores da rua e demais fiéis, durante feitura dos tapetes, instauram situações transmissão de saberes e fazeres, reforçam valores identitários e laços de pertencimento, fazendo dos tapetes um patrimônio cultural imaterial da cidade. Para a apreensão da dimensão educativa presente nos momentos de feitura dos tapetes em festa de Corpus Christi, vali-me de referenciais socioantropológicos e da sociologia da educação, em diálogo com os dados apreendidos numa perspectiva etnográfica. Para a captura dos dados realizei horas de observação participante, entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e notas em diários de campo.
A análise realizada permitiu-me elaborar reflexões sobre o processo de transmissão de saberes e fazeres por meio da confecção dos tapetes da festa de Corpus Christi; apreender dinamismos presentes na referida tradição e, por fim, tornar visível a maneira como os sujeitos que participam deste momento da festividade se apropriam da rua e dos espaços urbanos, compondo formas outras de educação.
Palavras-chave: festa e patrimônio cultural; festa e educação intergeracional;
educação das sensibilidades
Autoria: Frederico Luiz Moreira Ano: 2017
Orientação: Profª. Drª. Lana Mara de Castro Siman/ Coorientação: Profª. Drª. Rachel de Souza VIanna
Tipo: Dissertação/Universidade do Estado de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação