Trilhas de Memórias de Venda Nova/BH
Trilhas de Memórias de Venda Nova/BH, que é um dos produtos do Projeto aprovado pelo Edital 13-2012 – CAPES/FAPEMIG- Pesquisa em Educação Básica, desenvolvido sob coordenação das pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa Polis e Mnemosine, Karla Cunha Pádua e Lana Mara de Castro Siman.
O projeto disponibiliza 51 pontos de referências históricas e culturais da população de Venda Nova, identificados sobre o mapa de Venda Nova/Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, formando uma nova cartografia urbana da localidade.
Essa nova cartografia foi construída por meio do recolhimento de depoimentos orais, escritos, fotográficos e sonoros, encontrados em acervos privados já existentes, assim como em documentos constituídos no momento da pesquisa. O trabalho de análise realizado a partir de tais acervos propiciou o desvelamento de uma “cidade invisível e sensível”, de seus lugares de memória e de práticas culturais na sua diversidade étnico-cultural e social.
As Trilhas fundamentam-se em estudos da cidade na perspectiva da História Cultural e das Sensibilidades, assim como em estudos do campo do patrimônio que tomam a paisagem cultural urbana como um bem patrimonial. As atividades que acompanham as Trilhas estimulam o diálogo entre o presente o passado e o futuro, visando a contribuir para uma educação cidadã participativa em prol da defesa de uma paisagem urbana respeitosa de seus bens culturais e ambientais, no presente e no futuro.
Assista abaixo o vídeo de apresentação do projeto: