Livros,  Produções

Cidade, memória e educação

Sonia Regina Miranda, Lana Mara Castro Siman ( Organizadoras)

Nas cidades e em suas redes de relações, ao longo da história humana, vem se organizando e se manifestando, cotidianamente, na história de cada pessoa humana e de cada grupo social em sua singularidade ou coletividade – a vida, a morte, a festa, os jogos, os amores, as instituições, as encenações do poder, os conflitos sociais e simbólicos, os silêncios, os gestos constituídos de modo singular ou repetitivo nas redes de sociabilidades das pessoas. 

A despeito dessa capilaridade social e histórica, o urbano, enquanto categoria e objeto pertinente ao campo da Educação, ainda é insipiente e lacunar. Muitas vezes a cidade chega a ser vista como tema de abordagem dos conteúdos disciplinares específicos, mas ainda carece de ser refletida não somente em sua dimensão de tema lícito e necessário, mas em termos de experiência humana essencial aos sentidos, ao pensamento e à linguagem, atributos centrais à prática educadora.

O livro Cidade, Memória e Educação foi organizado com o objetivo de elucidar parte dessa complexa teia de relações, oferecendo ao leitor elementos de reflexão capazes de aprofundar o olhar acerca das potencialidades educativas presentes em qualquer cidade e, consequentemente, em qualquer escola ou espaço voltado à educação. Para tanto, foram reunidos textos de pesquisadores que, de algum modo ou em algum momento de sua trajetória, se converteram em partícipes diretos e interlocutores de dois grupos de pesquisa que mantém, em Minas Gerais, contínuo e profícuo diálogo. O Grupo CRONOS – História Ensinada, Memória e Saberes escolares, sediado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e o Grupo POLIS E MNEMÓSINE- cidade, memória e educação, sediado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais. Ambos são dedicados, desde sua origem, à investigação e problematização das relações entre Memória e Educação e, em suas trilhas singulares, porém convergentes, ambos vem encontrando o espaço da cidade como lócus central de olhar e pesquisa. Parceiros que também e, a partir de lugares e pontos de mirada diferentes focalizam o tema da Memória em sua complexidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *