Links e produções de interesse,  Materiais digitais e vídeos

Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022 

O Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022 foi criado na UFMG em 2007 e articula um conjunto de ações na interface entre extensão, ensino, pesquisa e comunicação pública do conhecimento científico sobre educação, com o objetivo maior de propor reflexões e alternativas para a educação pública brasileira.

Cumprindo a responsabilidade social da Universidade na produção e popularização do conhecimento, seu intuito é o de aproveitar o período que antecede a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil (por isso, suas datas de referência, 1822-2022) para propor projetos que estimulem a reflexão sobre a contribuição da Educação para a construção de um país justo e igualitário. Para tanto, entende que a Educação Pública é um direito social imprescindível para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e de maior protagonismo no processo democrático.

Nossa expectativa é a de contribuir para problematizar os sentidos da Independência por meio de um debate sistemático sobre o lugar da educação nos projetos de Brasil nos últimos dois séculos de nossa história.

O Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil articula no momento uma rede de 12 instituições universitárias pelo Brasil, com sede na UFMG. Sua diretriz metodológica assenta-se na necessidade de uma integração entre a universidade e o ambiente que a circunda. Em nosso caso, isto se realiza por meio de suas diversas ações, com mobilização de tecnologias diversas, sempre com o intuito de expandir o alcance das reflexões que promovemos, buscando aproximação e intercâmbio permanentes com a escola básica.

Texto e imagem, retirados do site do projeto. Conheça mais em: https://pensaraeducacao.com.br/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *