Dissertações

PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DE JOVENS: Percursos e Experiências Educativas

Sebastião Everton de Oliveira

Este estudo teve como objetivo compreender as significações que os jovens atribuem à sua participação social e política. Utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa com jovens, protagonistas sociais, pertencentes a diferentes regiões da Região Metropolitana de Belo Horizonte e inseridos em diferentes modos de atuação como circo, educomunicação, poesia, religião, e hip-hop.

A análise de dados se deu a partir do levantamento de categorias, relacionadas ao mapa de vínculos dos sujeitos e a sua influência nos percursos de participação social e política, na perspectiva desses jovens. Por meio dessas
categorias, foi possível examinar as significações que esses jovens vêm atribuindo à suas participações e à sua relação com as principais instâncias socializadoras que influenciaram suas trajetórias.

As narrativas juvenis revelaram vínculos, sentimentos e saberes que acompanham os seus percursos e experiências de participação, apontando a centralidade dos processos e referências educativas, assim como os atravessamentos sociais que disparam a motivação para mobilização e fortalecimento de redes afetivas e políticas pelos direitos juvenis na cidade. As reflexões trazidas pelos jovens pesquisados nos revelam também as principais características da participação social e política de jovens na sociedade brasileira contemporânea e os dilemas que se apresentam para eles nos processos de representação em espaços políticos tradicionais/convencionais.

A análise das narrativas juvenis apontou que as experiências de participação produziram sujeitos que pretendem transformar o mundo e outros jovens e que atribuem à educação lugar privilegiado de suas ações e reflexões.

Palavras-chaves: juventudes; participação social e política; narrativas; educação

Autoria: Sebastião Everton de Oliveira Ano: 2015

Orientação: Profª. Drª. Karla Cunha Pádua

Tipo: Dissertação/Universidade do Estado de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação

O texto acima é resumo da dissertação escrita por Sebastião Everton de Oliveira. O trabalho completo encontra-se disponível em:

http://mestrados.uemg.br/ppgeduc-producao/dissertacoes-ppgeduc/category/118-2015

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *