Moradas de sonhos: estudo de caso entre a Casa de Cacos (Contagem), e a Casa Invertida (Ribeirão das Neves), tendo como eixo norteador o conceito de Educação Patrimonial
Pesquisadoras: Camila Cardoso Brito e Maria Alice de Paula Freitas (Programa de Iniciação Científica da Fundação de Ensino de Contagem)
Orientador: Prof. Me. Adilson dos Reis Nobre
A pesquisa, ora apresentada, propõe realizar um estudo comparado entre a Casa de Cacos, na cidade de Contagem, e a Casa Invertida, na cidade de Ribeirão das Neves, tendo como eixo norteador o conceito de educação patrimonial.
O objetivo é oportunizar o estudo dessas duas produções arquitetônicas locais, feitas por artistas populares autodidatas, que exerceram seu ofício de modo espontâneo, intuitivo, razão de seus trabalhos não se enquadrarem, de forma rigorosa, em nenhum dos estilos consagrados na história da arte.
Busca-se discutir e refletir sobre o conceito de educação patrimonial tendo esses dois bens culturais locais como referências e possibilidades de reflexões e leituras mais amplas. Para discutir com os achados do trabalho empírico, além do conceito de educação patrimonial, busca-se referenciais teóricos provenientes do campo da arte, principalmente os conceitos de arquitetura espontânea e arte popular.
Do ponto de vista metodológico, pretende-se valer tanto da abordagem qualitativa quanto da abordagem quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, bem como a pesquisa bibliográfica e exploratória, para identificação e levantamento do acervo artístico que compõe a Casa de Cacos, bem como da Casa Invertida, que serão objetos de análise.
Na dimensão pedagógica, coloca-se em primeiro plano dois monumentos locais, profundamente autóctones, apresentando-os como “lugares de memória”, com grande significado cultural e de representação da cidade.
Nesse sentido, a Casa de Cacos, bem como a Casa Invertida apresentam, cada qual a seu modo, algumas das variadas possibilidades educativas presentes na comunidade da qual fazem parte e que não devem ser ignoradas no processo pedagógico.