Cooperação internacional: um desafio social e politicamente sensível
• Lana Mara de Castro Siman • Barbara Bader • Isabella Menezes de Carvalho
O texto narra a trajetória de uma experiência de internacionalização construída entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMG, o Grupo de Pesquisa Polis & Mnemosine e a Université Laval (Quebec/Canadá), apontando os seus desdobramentos em termos de ensino, pesquisa e extensão.
No contexto da cooperação foi organizado um minicurso para os alunos do Mestrado em Educação da UEMG, visando delimitar instrumentos teóricos, metodológicos e analíticos para um estudo comparativo Brasil-Quebec, na perspectiva metodológica da Cartografia de Controvérsias Ambientais e da relação dos jovens com saber. Uma pesquisa exploratória foi desenvolvida com o objetivo de compreender os níveis de compromisso ecocidadão de jovens
brasileiros, em relação ao caso específico de degradação ambiental do Rio Sabará.
Dados obtidos indicaram a necessidade de sensibilização dos jovens para se posicionarem de maneira esclarecida no debate público e nas lutas a respeito do destino do rio. Os achados da pesquisa inspiraram a formulação do projeto de extensão universitária “Mãe Domingas – Educação pelas águas do Rio Sabará”, desenvolvido em parceria pela UEMG, Museu do Ouro/Ibram e UFMG, com a participação da Université Laval, voltado para a recuperação e preservação ambiental do Rio Sabará.