Participação em Eventos Científicos e Culturais,  Publicações

‘Professor, por que não leva a gente no Shopping ao invés de ir no Museu?’: as novas gerações e a sociedade de consumo

Lucinei Pereira da Silva, Lana Mara de Castro Siman, Araci Rodrigues Coelho

Nossa proposta de investigação integra-se em refletir sobre os dilemas que os professores de História enfrentam mediante ao “tempo dos objetos” e as novas gerações na sociedade de consumo. Cabe ressaltar que este estudo apresenta os resultados parciais de nossa investigação que foi concluída recentemente no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), cujo problema de pesquisa se constitui em identificar e compreender os sentidos que os professores de História da Rede Municipal de Governador Valadares constroem nas suas relações com o Museu da Cidade.

Neste texto, abordarei alguns dilemas que os docentes de História da Rede Municipal enfrentam mediante ao “tempo dos objetos” e as novas gerações na sociedade de consumo, com as quais lidam cotidianamente em sua prática em sala de aula. Ao entrevistá-los pude notar pelos relatos de alguns deles, que o acesso ao consumo pelas novas gerações pode ser capaz de potencializar o esvaziamento de sentidos numa experiência museal. Em outras palavras, neste tempo de proliferação de objetos e de constantes novidades o museu vê-se desafiado a provocar sensibilidades em seu público visitante. Neste momento atual em que tudo é transitório e de pouca durabilidade, o professor também é provocado a estabelecer novas relações e vínculos com as novas gerações e com o Museu da Cidade de Governador Valadares (MCGV).

Do ponto de vista metodológico, este estudo valeu-se de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Torna-se importante lembrar que a entrevista semiestruturada ou também chamada de semidiretiva ou semiaberta, tem como característica um roteiro com perguntas abertas e é indicada para estudar um fenômeno com uma população específica; no nosso caso um grupo de professores da Rede Municipal de Governador.

O texto acima é resumo do artigo escrito pelos autores para os Anais do  6º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, e I Simpósio Educação, Formação e Trabalho ( Belo Horizonte: Universidade do Estado de Minas Gerais, 2018. v. 6. p. 1-11) O trabalho completo encontra-se disponível em:

http://mestrados.uemg.br/ppgeduc-producao/seminarios/6-seminario

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *