Recursos Educativos

Bordando memórias: aves da Pampulha

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, apresenta o catálogo Aves da Pampulha, fruto da terceira edição do projeto Bordando Memórias, realizado pelo Museu Casa Kubitschek desde 2017.

Este catálogo reúne o trabalho das bordadeiras que se encontram mensalmente nos jardins do Museu para “bordar a Pampulha”. Esses jardins tornaram-se um lugar de encontro, no qual as participantes tecem diversas histórias, ensinam, aprendem e compartilham a arte de bordar.

A cada ano, as participantes são convidadas a conversar, investigar e bordar a partir de um tema. Na edição de 2019, ao eleger as aves da região como um elemento da paisagem, o museu procurou refletir sobre uma Pampulha múltipla, que se faz não só da monumentalidade de seu conjunto arquitetônico, mas também das relações que o homem estabelece com a natureza.


O projeto Bordando Memórias está alinhado às Políticas de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, que encontra na Educação Museal recursos para participação dos sujeitos nos processos de identificação, valorização e preservação de suas referências culturais.


Na delicadeza dos bordados, materializa-se não só a diversidade das aves da Pampulha, mas também a sensibilidade das bordadeiras, suas memórias, suas narrativas, seus saberes. Difundir seus resultados é potencializar a sua fruição, além de ser um convite para participação neste primoroso trabalho.

Fundação Municipal de Cultura
Secretaria Municipal de Cultura

O Museu Casa Kubitschek é coordenado pela pesquisadora, integrante do Núcleo Polis e Mnemosine, Vanessa Araújo. Ela é graduada em história pela UFMG e possui mestrado em Educação pela UEMG. Vanessa possui experiência na área de Educação com ênfase em Educação Patrimonial, Educação Museal e Cidades Educadoras.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *