Acontece,  Cursos, Oficinas e Seminários,  Eventos Científicos e Culturais

CICLO DE DEBATES POLIS E MNEMOSINE: Cidade, Memória e Educação

TEMÁTICA 2022: Memórias, narrativas e práticas educativas contra-hegemônicas na cidade

Coordenação: Luísa Teixeira, Lana Mara de Castro Siman e Kele Amaral

O Núcleo de Pesquisa Polis e Mnemosine : cidade, memória e educação propõe o primeiro CICLO DE DEBATES colocando em foco alguns dos temas e abordagens que perpassam práticas e investigações de seus componentes. Convida interlocutores/ras e o público para o diálogo e expansão do horizonte reflexivo e de atuação no que diz respeito ao trabalho com memórias, práticas e narrativas que detém poder de transformação pessoal e político-social no âmbito da educação na, com e pela cidade, nos seus diferentes espaços educativos.

Dirige seus encontros aos professores, pesquisadores e a outros profissionais que tem a escola e outros espaços educativos da cidade, tais como museus, centros culturais, movimentos e coletivos sociais como lugar de suas práticas, investigação e de engajamento como cidadão/cidadã por uma cidade humanizada para todas e todos.

O CICLO DE DEBATES POLIS E MNEMOSINE, do ano 2022, terá uma periodicidade mensal. Todos os debates serão transmitidos através de canal do Youtube, sempre à 2ª quarta-feira de cada mês, com a duração média de 1h, tendo início às 19h. Inscreva-se no canal:(https://www.youtube.com/channel/UCPdbG3WvtjClG5UxmqFZyng)

Para a emissão do certificado de participação serão solicitados dados por meio de formulário a ser disponibilizado no chat do Youtube, 15min antes do horário previsto para o encerramento. Haverá um certificado de participação por live e outro ao final do ciclo para que aqueles que participaram da carga horária total do ano de 2022, ou seja, oito (8) horas, conforme cronograma que será publicado periodicamente.

1. Data 08/03/2022 – Núcleo de Pesquisa Polis e Mnemosine: itinerários, sentidos e direções

Tema: Núcleo de Pesquisa Polis e Mnemosine: itinerários, sentidos e direções

Lançamento do site “POLIS E MNEMOSINE: cidade, memória e educação” e “Apresentação do Projeto “Ciclo de Debates”: Luisa Teixeira Andrade e Kele Amaral
Convidada: Sônia Regina Miranda
Debatedora : Lana Mara de Castro Siman

2. Data 13/04/2022 – Jovens em situação de rua: narrativas de si e sobre a cidade em que vivem

Tema: Jovens em situação de rua: narrativas de si e sobre a cidade em que vivem

Lançamento do livro : Jovens em situação de rua e seus rolés pela cidade. Registros de subversão e (r)existência

Autoras: Fabíola de Lourdes Moreira Rabelo Lana Mara de Castro Siman
Debatedoras: Carina Martins Costa e Vitória Régia Izaú

3. Data 18/05/2022  Experiência e narrativa: sujeitos, culturas e educação

Convidadas: Karla Cunha Pádua, Maria Alice de Souza e Glaucimary Nascimento Teodósio

Debatedora :Kele Amaral

A proposta desta mesa é apresentar uma síntese das reflexões coletivas em andamento nas linhas de pesquisa Ações coletivas e educação permanente e Culturas, Territórios e Processos Educativos, do grupo Polis e Mnemosine, nas quais as narrativas da experiência dos diferentes sujeitos da educação adquirem centralidade.

4. Data 08/06/2022 : A Cidade como Patrimônio Educativo

Convidado: Professor Dr. José Heleno Ferreira

Debatedor : Dr. Jezulino Lúcio Braga

Apresentando reflexões suscitadas a partir do desenvolvimento de sua tese: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: nas trilhas dos meninos e meninas do “Brejo da Cruz”, os caminhos para a efetivação do direito à cidade e à memória, o professor José Heleno Ferreira debate com o professor Jezulino Lúcio Braga como os saberes dos meninos e meninas dos “brejos da Cruz” apontam possíveis caminhos para a efetivação do direito à memória e à cidade. O debate buscará respostas às seguintes questões:

  • O que nos revelam as imagens da cidade produzidas por adolescentes? Como veem a cidade? Com que cidade sonham?
  •  Qual a contribuição das atividades de educação patrimonial para a formação de professoras e professores?
  • A potencialidade dos inventários pedagógicos realizados com e por crianças e adolescentes: o que os meninos e meninas dos “brejos da Cruz” querem nos dizer sobre a cidade?
  • A voz, os traços e as cores dos “ninguéns”: por que a escola precisa aprender a ouvi-los, a lê-los?

Participe! Dia 08 de Junho, às 19h no canal do Youtube Polis e Mnemosine.

4. Data 10/08/2022 : Projeto Saberes e Sabores: Revelando histórias de vida de mestres e mestras de ofícios tradicionais de Sabará

Convidados: Frederico Luiz Moreira – Professor, Historiador, Pesquisador e Doutorando em Antropologia/UFMG

Isabella Carvalho de Meneses- Mestra em Educação, Pesquisadora e Técnica em Assuntos Educacionais no Museu do Ouro/Ibram

Debatedor : Leandro Pena Catão- Doutor em História e Professor na FaE/UEMG

O Projeto Saberes & Sabores é uma iniciativa de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural adaptada ao contexto da pandemia, por meio do uso de recursos tecnológicos de comunicação. É realizado na cidade de Sabará/MG desde julho de 2020, tendo como objetivo a valorização dos mestres populares do patrimônio cultural.

Durante a live discutiremos a importância de ações que evidenciem os saberes e fazeres tradicionais para a salvaguarda do Patrimônio Cultural e conheceremos melhor as estratégias desenvolvidas pela equipe do Projeto Saberes e Sabores, os impactos do programa na comunidade sabarense e as perspectivas do projeto para o futuro.

Participe! Quarta, 10 de agosto às 19h, no canal Polis e Mnemosine no YouTube.

5. Data 08/09/2022 : Bordando Memórias, tecendo narrativas: a experiência do projeto com as bordadeiras no Museu Casa Kubitschek

Convidada: Vanessa Araujo – Mestra em Educação pelo PPGE/UEMG e coordenadora do Museu Casa Kubitschek

Debatedora: Chistine F. Azzi é doutora em Literaturas de língua francesa e educadora no Museu da República/IBRAM.

O projeto Bordando Memórias é uma iniciativa do Museu Casa Kubitschek que envolve, desde 2017, mulheres interessadas em bordar juntas. O grupo reúne-se regularmente nos jardins do museu para trocar, ensinar e aprender. Imersões no acervo da instituição e nos temas da Pampulha fazem parte do projeto e estimulam novas visadas sobre o patrimônio.

Nesta mesa, a coordenadora do museu – Vanessa Araujo – conversará com Christine Azzi, sobre o projeto e a trajetória do Museu Casa Kubitschek, que completa nove anos neste mês de setembro.

Participe!!!

QUINTA, 08 de setembro
INÍCIO: ÀS 20h, no canal Polis e Mnemosine , no Canal Polis e Mnemosine no Youtube

Convidado: Me. Moacir Fagundes de Freitas. Professor de História da Escola Municipal Israel Pinheiro, no Alto Vera Cruz, em BH. Voluntário do Núcleo Anne Frank/MG. Um dos coordenadores da Rede Jovem Anne Frank. Museólogo. Mestre em Educação, pesquisador de Graffiti, Museu de Favela, territórios e cidade.

Debatedora: Dra. Carmem Gil. Profa. da Faculdade de Educação da UFRGS. Pesquisadora dos temas: Cultura Digital, Juventudes, Patrimônio Cultural e Ensino de História

No próximo dia 26/10, o Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos e Pesquisas Polis e Mnemosine se reúne mais uma vez!

Nesta edição teremos a honra de receber o Me. Moacir Fagundes de Freitas e a Dra. Carmem Gil para um debate sobre o tema: “Grafiteiros e educandos colorindo e musealizando o Alto Vera Cruz”.

Participe! Às 19h no Canal Polis e Mnemosine, no YouTube.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *