Capítulo de Livro,  Publicações

Ética e cursos de pedagogia, disciplina
autônoma ou temática transversal?

Alexsandra Moreira de Castro

Sou a filha mais velha de um casal que teve três meninas. Fruto de um casamento entre uma artesã e um taxista. São pais honestos, íntegros, que nos ensinaram a cuidar e a respeitar o semelhante, pelos muitos exemplos ofertados em nosso dia a dia, na vida de relação. Eu sempre estudei em escolas públicas, tendo vivido as mais diferentes experiências, vez que éramos crianças, adolescentes e jovens de todas as cores, de todas as crenças, de todas as condições sócio-econômicas. Cursei duas faculdades, Pedagogia e Direito, em 1997 e em 2002, respectivamente, ambas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

E pude experimentar dois universos diferentes: o primeiro, composto por mulheres em sua maioria (eram apenas o Omar e o Vítor) e pelas discussões acaloradas sobre a Educação que reproduz a sociedade, o status quo; e, o segundo, composto em sua maioria por homens (éramos apenas eu, Aline e Silvana) e pelo imperativo categórico kelseniano. Ou seja, Pedagogia e Direito sempre se entrelaçaram em minha vida e estiveram em diálogo direto com a Educação, já que atuo em uma instituição religiosa, prestando serviços voluntários há mais de 20 anos.

Por isso, quando o desejo de voltar aos bancos acadêmicos passou a ter forma em meus pensamentos, pareceu-me natural, no sentido de próprio e específico, refletir sobre Ética. Também pareceu-me natural escolher o mestrado oferecido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para ter acesso a um sistema diferente do da UFMG, por mim já tão conhecido. Mais tarde, tal pensamento encontrou ressonância com as ideias do professor Miguel, que disse, em uma de suas aulas, que seria bom a formação acadêmica dar-se em instituições diferentes.

Frise-se que a Ética foi por mim entendida, em um primeiro momento, como parte integrante da Filosofia, responsável pelo estudo do comportamento humano e da compreensão das regras e dos direitos que garantem a vida das pessoas em sociedade. Veremos que, com o estudo e a pesquisa no mestrado em Educação na UEMG, a Ética ganhou uma dimensão muito maior em minhas reflexões1 . (…)

O texto acima é um trecho do capítulo escrito pela autora Alexsandra Moreira de Castro para o livro : Revisão bibliográfica na pesquisa em educação: experiência de formação no campo da metodologia ( Editora de Castro, SP/2021). O livro completo encontra-se disponível para download :

https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn%3Aaaid%3Ascds%3AUS%3A183454b9-8b80-4a07-97a3-2e1565003bdd#pageNum=1

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *