Dissertações

ÉTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA

Alexsandra Moreira de Castro

Este trabalho tem por objetivo responder alguns questionamentos: existe um espaço institucional para se discutir/refletir/dialogar sobre a Ética nos Cursos de Pedagogia? A Ética é ensinada nos Cursos de Pedagogia? A abordagem metodológica foi a qualitativa, quer dizer, a metodologia não se apoiou em dados estatísticos/quantitativos, vez que a tomada de decisões esteve atrelada às humanidades, em um campo interdisciplinar/transdisciplinar.

Assim, inicialmente, procurei refletir sobre alguns vocábulos (Educação, Curso de Pedagogia, profissional de Educação e Ética) e sobre quais seriam as habilidades necessárias para a formação do/a Pedagogo/a, vez que a Educação estendeu o seu campo para a formação humana e, consequentemente, para a formação ética. Para o segundo capítulo, A construção do problema de pesquisa e os caminhos adotados, contemplei a revisão da literatura e a elaboração de um caminho metodológico (com apresentação de opções teórico-metodológicas). Para o terceiro capítulo, Direitos humanos, gênero e raça: diálogos com a Educação e a Ética, eu busquei compreender a função da Educação frente aos desafios modernos. Diferenças, sexualidade, Direitos Humanos, gênero e raça foram discutidos.

O quarto capítulo, A Ética e a formação docente, trouxe reflexões acerca da Ética utilitarista e da Ética deontológica, de qual sociedade queremos pra nós e o papel da Educação e da Ética nessa sociedade que queremos, com considerações acerca da Educação ética associada a um projeto transformador de pensamentos. Para o quinto capítulo, Presença da Disciplina Ética nas instituições de ensino superior, eu analisei a presença ou a ausência da Disciplina Ética na matriz curricular dos Cursos de Pedagogia, investigando os sites das IES, a fim de verificar se o estudo da Ética e/ou os debates éticos estariam presentes na formação docente. Para o sexto capítulo, A pesquisa com os alunos e as alunas da FaE/UEMG, eu discorri sobre o Curso de Pedagogia da FaE/UEMG e apresentei a pesquisa realizada com os alunos e as alunas do 8º período, bem como os resultados obtidos com as respostas, seguidos de uma análise dos dados.

Para o último capítulo, As fronteiras e o Lobato: um exercício de Ética, procurei responder algumas perguntas, trazendo para o debate a questão das fronteiras do pensamento. Coloquei a Educação em diálogo com algumas considerações de vários/as autores/as, dos muitos ramos do conhecimento. Diálogo que se faz mediado por ensinamentos presentes em o Sítio do Picapau Amarelo. Por fim, em Palavras finais, eu me questionei sobre o que fazer com tudo que foi estudado/pesquisado. As respostas foram totalmente obtidas? Elas são satisfatórias? Posso afirmar que a presença da Disciplina Ética, autônoma, na matriz curricular dos Cursos de Pedagogia, é garantia de uma formação docente ética? Tornei-me especialista em Ética em Cursos de Pedagogia? E convidei o/a leitor/a a um exercício do pensamento.

Palavras-chave: Disciplina Ética. Curso de Pedagogia. Formação de professores. Construção
ética do conhecimento. Currículo.

Autoria: Alexsandra Moreira de Castro Ano: 2021

Orientação: José de Sousa Miguel Lopes

Tipo: Dissertação/Universidade do Estado de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação

O texto acima é resumo da dissertação escrita por Alexsandra Moreira de Castro O trabalho completo estará disponível em breve em:

http://mestrados.uemg.br/ppgeduc-producao/dissertacoes-ppgeduc/category/143-2021

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *