Dissertações

História e Memória nos Fazeres Docentes Ordinários Com a EJA

João Carlos Ribeiro de Andrade

Esta dissertação buscou compreender como docentes alfabetizadoras com a EJA, sem formação especifica em História, potencializam, em seus fazeres docentes ordinários, as relações entre História e memória em práticas culturais de visita em museus. Dialogando com pesquisadores do campo da cultura e da cultura escolar, da memória e das práticas de memória Certeau (2007), Marie-Chartier (2000), Miranda (2007), Ricoeur (2007), Le Goff (2003) Fenelon (2008) Ramos (2008), Siman (1988; 2003; 2008), Pereira (2007) dentre outros, compreendemos a necessidade de construir novos olhares acerca dos fazeres cotidiano daquelas profissionais para analisar as potencialidades das
práticas culturais para o trabalho com a História e Memória na alfabetização com a EJA.


Para empreender a nossa investigação, acompanhamos os processos de preparação da visita em sala de aula, a visita ao Museu de Artes e Ofícios, o retorno em sala de aula, configurando-se, assim, um estudo de caso. Realizamos observações, entrevista semiestruturada com a docente, registro de filmagem da visita e fotográfica no pós- visita. Além desses procedimentos de pesquisa nos detivemos também sobre o material que a docente produziu para realização da prática cultural de visita ao museu.


A partir de nossas análises, podemos afirmar que os fazeres docentes ordinários construídos nas práticas culturais pelas alfabetizadoras, potencializam relações entre História e memória em visita a museu. Esses são uma aposta para o campo da formação das docentes alfabetizadoras com a EJA, para o qual pretendemos contribuir.

Palavras Chave: História – Memória – Fazeres Docentes Ordinários – EJA.

Autoria: João Carlos Ribeiro de Andrade Ano: 2011

Orientação: Profª. Drª. Lana Mara de Castro Siman

Tipo: Dissertação/Universidade do Estado de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação

O texto acima é resumo da dissertação escrita por João Carlos Ribeiro de Andrade. O trabalho completo encontra-se disponível em:

http://mestrados.uemg.br/ppgeduc-producao/dissertacoes-ppgeduc/category/122-2011

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *