Memória e Patrimônio Cultural
Contribuições para os estudos da localidade na educação básica
Karla Cunha Pádua, Lana Mara de Castro Siman, Dilma Célia Mallard Scaldaferri ( organizadoras)
O Projeto Educar pela cidade: Memória e patrimônio cultural e ambiental concorreu ao Edital 13/ 2012 – Pesquisa em Educação Básica – acordo Capes/FAPEMIG, foi aprovado e desenvolvido por meio de ações inovadoras, com lastro em temáticas específicas. Teve cunho de pesquisa extensionista, pois se expressou como um processo dialógico entre o teórico e o empírico, entre universidade e sociedade, procurando agregar ensino e pesquisa, conhecimento acadêmico- científico e saberes tradicionais da comunidade, com o objetivo de refletir sobre desafios sociais, principalmente em relação ao contexto local e regional.
Visando apoiar propostas que resultassem em produtos para serem a serem aplicados na educação básica de Minas Gerais, o projeto foi coordenado pelas professoras Karla Cunha Pádua e Lana Mara de Castro Siman. Ambas do grupo de estudos e pesquisas Polis e Mnemosine, do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Foi formulado em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História ( LABEPEH/UFMG), com o PRODOC ( Grupo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o Centro Cultural de Venda Nova (CCVN) e com a Gerência de Educação Regional de Venda Nova (GERED), envolvendo a participação de pesquisadores, professores e alunos das referidas e das instituições, dos centros e dos laboratórios de pesquisa.