MOSTRA FOTOGRÁFICA LAVADEIRAS DO SABARÁ
Um grupo de mulheres ex-lavadeiras e algumas filhas de ex-lavadeiras, em sua maioria mulheres negras, residentes na Rua Pereira Vieira e no bairro Pompeu, participantes do Projeto Mãe Domingas: educação pelas águas do rio Sabará oferecem aos visitantes dessa Mostra seus olhares e gestos, seus saberes e saber-fazer capturados por lentes fotográficas, recursos fílmicos e testemunhos orais e objetos de memória de sua vida cotidiana. Como mulheres negras, em sua maioria, expressam memórias de lutas e de resistência no exercício de um ofício historicamente subalternizado, memórias traumáticas das enchentes do rio Sabará, memórias de modos de vida e de suas táticas de sobrevivência, memórias afetivas e de suas alegrias de viver. Como mulheres ex-lavadeiras são testemunhas vivas do rio Sabará no tempo em que foi limpo e profundo, sendo hoje estreito, raso e sujo. Veem o rio como um patrimônio natural e cultural vivo a ser recuperado e preservado. Essas mulheres valorizam a economia de gastos, o reaproveitamento de materiais que a sociedade de consumo produz para o descarte, inspirando reflexões sobre nossos modos de vida e estimulando a busca de outras possibilidades mais sustentáveis.
A Mostra Lavadeiras do Sabará é parte das atividades do Projeto Mãe Domingas, realizado em parceria pela UEMG e Museu do Ouro/Ibram. Contou com o financiamento da FAPEMIG e da CAPES por meio Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Estratégico de Consolidação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos e com o apoio da Prefeitura de Sabará e do Ijsom.
Visite-nos!
A mostra ficará em Sabará, até o dia 23/06, no Solar do Pe. Correia, Rua D. Pedro II, n. 200, Centro (Sabará/MG), de segunda à sexta, das 09h às 17h. Escolas e demais instituições podem requerer agendamento de visita mediada, pelo telefone (31) 9151 0493 (Educativo Museu do Ouro).