Dissertações

NARRATIVAS INDÍGENAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: o que dizem os materiais didáticos?

JACQUELINE CASTRO GONÇALVES

Nesta dissertação, apresentamos e discutimos aspectos relacionados às histórias e culturas indígenas a partir de materiais didático-pedagógicos de Ciências Humanas e da Natureza, cujo foco são os três primeiros anos do Ensino Fundamental I, na Rede Municipal de Belo Horizonte. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada, como instrumento de investigação qualitativa, a análise documental, buscando apoio nas ciências sociais, em especial na Antropologia, para dialogar sobre as possibilidades de reconhecimento das diferenças e de sensibilização dos
estudantes para a riqueza das histórias e culturas indígenas.

O estudo interrogou a capacidade dos materiais didático-pedagógicos sensibilizarem os estudantes para a
riqueza das culturas indígenas e da diversidade cultural e sua importância na formação intercultural das crianças. Para tanto, abordamos as narrativas sobre as histórias e culturas indígenas em três coleções didáticas mais utilizadas na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, no triênio de 2016 a 2018, assim como as referências complementares nelas indicadas. Dividimos o material em três grandes categorias de análise que se sobressaíram nos materiais selecionados: Identidade infantil; Vida em sociedade e Aspectos socioambientais e culturais.

O estudo nos levou a concluir que houve um esforço para atender ao que preconiza a Lei 11.645/08 e a temática indígena apareceu em momentos variados das obras, porém, ainda são necessárias revisões e investimentos em materiais didáticos no sentido de atualizá-los e sintonizá-los com os costumes e modos de vida dos indígenas
contemporâneos, em especial os que habitam o território mineiro. Constatamos que um dos caminhos possíveis para tratar das temáticas indígenas no ambiente escolar e favorecer a sensibilização para a importância das diferentes culturas seria o olhar antropológico.

Nessa perspectiva, o estudo das histórias e culturas indígenas na escola ajudaria as crianças, partindo da própria experiência de si, a ampliarem o seu olhar para o reconhecimento e a valorização das outras culturas, numa perspectiva intercultural.

Palavras-chave: Povos indígenas; Materiais didáticos; Lei 11.645; Interculturalidade.

Autoria: Jacqueline Castro Gonçalves Ano: 2019

Orientação: Profª. Drª. Karla Cunha Pádua

Tipo: Dissertação/Universidade do Estado de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação

O texto acima é resumo da dissertação escrita por Jacqueline Castro Gonçalves. O trabalho completo encontra-se disponível em:

http://mestrados.uemg.br/ppgeduc-producao/dissertacoes-ppgeduc/category/114-2019

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *