Dissertações

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL “POR DENTRO DA HISTÓRIA” NA CIDADE DE CONTAGEM: uma análise da sua produção didática

FRANCILENE RAMOS LOURENÇO SOARES

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal analisar a produção didática do Programa de Educação Patrimonial “Por dentro da História” no município de Contagem, Minas Gerais. O referido programa foi premiado em 2008 com o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Para análise, selecionamos alguns materiais da produção didática do programa direcionada para alunos e professores das escolas do ensino básico do município: o livro “
Conhecendo Contagem com a Turma do Contagito”, as músicas da Turma do Contagito e o filme “Conhecendo Contagem com a Turma do Contagito”.

Nesse processo, buscamos refletir sobre a importância dele para a preservação do Patrimônio Cultural nesta cidade e para a comunidade na perspectiva educativa da Educação Patrimonial, problematizando e analisando como que a produção didática propõe realizar a proposta de Educação Patrimonial divulgada pelo referido programa (Por Dentro da História) e como a narrativa sobre a história da cidade é construída e veiculada por esses materiais. Na construção da pesquisa, partimos da hipótese de que a Educação Patrimonial, quando bem planejada, crítica e voltada para os sujeitos, levando em conta suas experiências e vivências, apresenta um grande potencial para a preservação do
Patrimônio Cultural e para o desenvolvimento da consciência cidadã e do pertencimento identitário. O embasamento teórico e conceitual deste trabalho se apoia em autores envolvidos direta e indiretamente com as temáticas do Patrimônio Cultural e da Educação Patrimonial, a saber: José Reginaldo Gonçalves, Mário Chagas, Maria Cecília Londres Fonseca, Regina Abreu, Simone Scifoni, Ulpiano Bezerra de Meneses, e outros.

No percurso metodológico desta pesquisa de abordagem qualitativa, optamos pelo estudo de caso como estratégia de pesquisa, e, para coleta de dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise de fontes escritas e audiovisuais. Para organização e interpretação dos dados coletados, recorremos a alguns elementos da análise de conteúdo e da análise do discurso. Assim, a partir da pesquisa realizada, foi possível depreender que a produção didática corrobora em parte com a materialização das propostas e perspectivas do Programa de Educação Patrimonial “Por Dentro da História” na cidade de Contagem.

Observamos também que os materiais analisados se complementam, ao fazerem uso de diferentes linguagens, da ludicidade e da sensibilidade, sobretudo das crianças. No entanto, tais materiais poderiam ter um alcance maior, como é intenção do Programa de Educação Patrimonial “Por dentro da História”, se apresentassem elementos de mediação que estimulasse e instigasse os diferentes públicos que pretende atingir (crianças, jovens e adultos, e adultos/professores) a exercitarem uma visão problematizadora, mais ampla e profunda sobre a história de Contagem.

Palavras-chave: Educação Patrimonial. Contagem. Patrimônio Cultural. Memória. História

Autoria: Francilene Ramos Soares Ano: 2019

Orientação: Dra. Lana Mara Castro Siman.

Tipo: Dissertação/Universidade do Estado de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação

O texto acima é resumo da dissertação escrita por Francilene Ramos Soares. O trabalho completo encontra-se disponível em: http://mestrados.uemg.br/ppgeduc-producao/dissertacoes-ppgeduc/category/113-2020

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *