TRIOKÁ UI PATAXÍ: SABERES ETNOBOTÂNICOS EM NARRATIVAS DOS PATAXÓ DA GERÚ TUCUNÃ
FLÁVIO HENRIQUE DE OLIVEIRA SANTOS
Nesta dissertação discuto os saberes e fazeres estabelecidos na aldeia Pataxó Gerú Tucunã localizada no município de Açucena/MG partindo da Etnoecologia centrada nas plantas. O objetivo deste estudo foi compreender o modo de relação do povo indígena da etnia Pataxó com seus conhecimentos etnobotânicos e suas reverberações educativas.
Sendo este estudo de natureza qualitativa partindo das seguintes abordagens metodológicas: análise documental, caminhadas e entrevistas narrativas. As análises dialogam com a perspectiva hermenêutica que possibilitou suscitar as percepções e os sentidos presentes na relação estabelecida entre a aldeia e ambiente.
Ressalto que a dimensão temporal dos saberes ecológicos tradicionais (SET) está eminentemente relacionada as vivências transmitidas e ressignificadas através das gerações e aos encantados presentes na tradição Pataxó. Tais fatores tendem a potencializar as interações entre humanos e não humanos. Partindo dos saberes etnobotânicos que emergem do território da Gerú Tucunã evidencio a educação escolar indígena (EEI) como espaço para o fomento de uma educação intercultural crítica.
Palavras-chave: Saberes etnobotânicos, Narrativas Pataxó, aldeia Gerú Tucunã.
Autoria: Flávio Henrique de Oliveira Ano: 2020
Orientação: Profa. Dra. Karla Cunha Pádua/ Coorientação: Prof. Dr. Emmanuel Duarte Almada
Tipo: Dissertação/Universidade do Estado de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação