
Colaboração entre universidade e equipamentos museais como estratégia de consolidação do campo da mediação cultural
Rachel de Sousa Vianna, Mailine Bahia Fernandes
Esse artigo aborda as possibilidades de colaboração entre universidade e equipamentos museais. Para tanto, examina a forma como essa interação aparece na Política Nacional de Educação Museal – PNEM, aponta exemplos produtivos de aproximação entre os dois tipos de instituição na área de arte e apresenta indícios de um certo distanciamento dos profissionais de educação museal em relação à literatura acadêmica de ensino de arte.
Em seguida, apresenta uma experiência de colaboração entre a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e o Sesc Palladium na formatação e condução da disciplina optativa “Laboratório de mediação em arte contemporânea”, oferecida no Mestrado em Artes /UEMG. Com base nos resultados dessa iniciativa, sugere a intensificação do intercâmbio entre universidade e centros culturais.
O texto acima é resumo do artigo escrito pelas autoras para os anais do XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil./VI Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores “Ações Políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações.”(Brasília, DF, 2018, p.3171 – 3185. ISSN : 2525-880X). O trabalho completo encontra-se disponível em:
https://faeb.com.br/wp-content/uploads/2020/07/2018_anais_xxviii_confaeb_brasilia.pdf

