Artigos publicados em Periódicos

Concepções e potencialidades do Memorial Minas Gerais Vale para o ensino de História

Luisa Teixeira Andrade, Smally Gonçalves Rodrigues, Natália Maíra Fernandes Andrade

 

Partindo da Hipótese de que os museus e demais espaços de educação não-formal são espaços propícios para ensinar e aprender História e que o patrimônio cultural contribui potencialmente na formação histórica, elegemos como lócus para trabalhar o ensino e aprendizagem de História em espaços de Cultura, o Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Circuito Liberdade na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Foi explorado o potencial do ensino de História nos museus através de um trabalho prévio em sala de aula com o intuito de sensibilizar os alunos quanto a utilização de novos espaços para a aprendizagem seguido de uma visita mediada ao eixo Africanidades do Memorial Minas Gerai Vale.

Os diálogos em sala de aula bem como no interior das salas de exposição do Memorial revelaram o potencial educativo dos objetos da cultura material e simbólica da sociedade para o Ensino de História.

 

 

O texto acima é resumo do artigo escrito pelas autoras para o dossiê : As Dinâmicas do Patrimônio Cultural da Materialidade a Imaterialidade da revista  e-hum, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 76-89, dez. 2019. ISSN 1984-767X. O texto completo encontra-se disponível em: <https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3017>

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *